Costumes 3(*)

Não se assuste quando chegar a um restaurante mais central em Zagreb, dos mais simples, por favor! Como em todos os outros, a primeira palavra que você vai escutar é Izvolite!. Não há tradução “literal” que consiga “traduzir” o sentido da expressão. Iz é da classe das preposições, com sentido de origem: Ja sam iz Brazila (Lê-se: “Ia sam is brazila” = “Eu sou do Brasil”). Volite é a segunda pessoa do plural do presente do indicativo do verbo Volim (Querer, amar, ter vontade, gostar, etc.). Viu como não faz sentido!!! Izvolite é como “Fique à vontade!”, “Pois não!”… i tako dalje (Lê-se “i taco dáliê” = e por aí vai)!

Pois! Entrou, sentou-se, prepare-se… Se for meio-dia em ponto, você vai escutar um tiro de canhão. Todo dia é assim, faça chuva ou faça sol. Em priscas eras (Ui! Agora eu me entreguei!), quando essa região era uma guerra só, o tiro servia de alerta para informar a volta do dia. E tome guerra… A tradição permancece, numa torre que é visitada por todo o turista que vem à cidade. Se você vier, enquanto estiver aqui, eu levo você lá!

3974708515_f903fa85c0Entre no restaurante. Assuste-se com o tiro. Ria. Relaxe e peça um Ćevapi ou Ćevapici (Lê-se “tchevapi” ou tchevapitsi”. É um prato muito popular por essas redondezas. Dizer que é “croata” é um problema, pois a região até bem pouco tempo era uma república socialista, dominada, durante um período, pelo famigerado Marechal Tito, vulgarmente conhecido como Josip Broz Tito (Que pena… Josip, em croata, é José!). Veja mais sobre ele na “Wikipedia” – uma delícia de enciclopédia virtual – http://pt.wikipedia.org/wiki/Josip_Broz_Tito). Seguindo… Peça o tal prato de pronúncia esquisita, mas de sabor esplendoroso, principalmente para quem gosta de cebola. Trata-se de pequenos rolos, como croquetes de carne, que pode ser de vaca, de porco ou de carneiro, ou uma mistura de duas a duas, ou das três. O petisco presta-se a diversas receitas que variam na matéria e no tempero utilizados. (Os gourmands locais, mais exigentes, no entanto, sugerem que seja carne de vaca e que esta venha de quatro partes distintas do bicho – Não tive a curiosidade de perguntar quais!). Depois de muito bem picada (três ou quatro vezes), junta-se o tempero e moldam-se rolos do tamanho de um polegar. Pode ser moldado em quadradinhos também. Grelhe numa chapa bem quente. Na mesma chapa, com o excesso da gordura que fica, refoque aos pedaços de cebola, que não foi na água! Isso é fundamental! Corte pelo meio um pão caseiro (daqui, claro né!!!), esquente-o na mesma chapa, deixando tostar um pouquinho, mas só um pouquinho! Coloque a carne e a cebola dentro do pão. E isso em cima de um prato. Pronto. Tem mais simples???!!! Duvido!!! É uma delícia!!!

cevapiO arroz que aparece na foto é “papagaio de pirata”!!!. Tradicionalmente, ele não participa do acepipe! Para acompanhar, claro, uma boa cerveja croata, que não precisa estar “estupidamente gelada”, por aqui! Recomento três:

karlovacko5tj           106px-Tomislav_pivo         13028

Bom apetite!!! Em outro momento falo da minha sobremesa preferida!

(*) Esse post é especial para a Ieda: curto e grosso!!! 😉

Anúncios

2 comentários em “Costumes 3(*)

  1. Uma tradução aproximada para “izvolite” seria algo como “ao seu dispor”. Como bem notaste, é interessante reparar na formação dessa palavra… Não me espantaria se descobrisse que ela é a contração de uma expressão maior usada no passado.

    1. “Ao seu dispor”, “Pois não”, “Às suas ordens”… e quejando. Você foi ao ponto. “Voliti” é verbo (=querer), mas você já sabe disso. “iz” é preposição, se não me engano. Logo, concordo comv ocê na suspeita de que o termo pode ser, sim, forma sincopada de frase maior… Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s