Nomes

A onomasiologia é o nome que se dá à disciplina (ciência, como quem alguns) que estuda o significado dos nomes. Campo interessante de investigação. Por coincidência, estou a orientar uma pesquisa de iniciação científica que busca estabelecer uma espécie de glossário dos nomes das personagens de Machado de Assis, num conjunto de contos ainda um tanto desconhecidos do público “em geral”… (Alguém poderia me dar explicação plausível para esta “classificação” e seu uso?) Num dos mais famosos romances dele, Capitu e Bentinho. A primeira, Capitolina, lembra capitólio (sede do poder), daí a mulher poderosa e mandona, voluntariosa e dissimulada, no romance. Já ele, Bento, abençoado, bendito, santo. Uma oposição que diz muito, pois o gajo é sovina em “valores” morais: mente, é fraco, se envolve em “esquemas”, não tem autonomia, é inseguro, desconfiado e ciumento. Nada a ver… Pois é… Os nomes são palavras interessantíssimas. Tanto é assim que, também elas, servem para brincadeiras do tipo que segue abaixo. Mais uma vez, o bom senso me obriga a registrar aqui que desconheço a autoria dessa “pesquisa”…

Ana Lisa = Psicanalista

Paula Lúcia = Fabricante de Bichinhos

Pinto Souto = Fabricante de Cuecas

Marcos Dias = Fabricante de Calendário

Olavo Pires =Balconista de Lanchonete

Décio Machado = Guarda Florestal

H. Lopes = Professor de Hipismo

Oscar Romeu = Dono de Concessionária

Hélvio Lino = Professor de Música

K. Godói = Médico especialista em hemorróidas

Alberta Alceu Pinto = Garota de Programa

H. Romeu Pinto = Garoto de Programa

Eudes Penteado = Cabeleireiro

Sara Vaz = Mãe de Santo

Passos Dias Aguiar = Instrutor de Auto-escola

Édson Fortes = Baterista

Sara Dores da Costa = Reumatologista

Jamil Jonas Costa = Urologista

Iná Lemos = Pneumologista

Ester Elisa = Enfermeira

Ema Thomas = Traumatologista

Malta Aquino Pinto = Médico especialista em doenças venéreas

Inácio Filho = Obstetra

Oscar A. Melo = Confeiteiro

Jacinto Pinto Aquino Rego = Atleticano gay, do tipo Richarlysson!

8 respostas para “Nomes”.

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quanta ‘bubice’, como diz a Zilda. Só você pra me fazer iri hoje… Bjins, Angel

  2. Não é iri, é RIR kkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Eu tinha digitago iri em vez de rir kkkkkkkkkkkkkk de novo.

        1. Ah… bom… 😉

          Jos Luiz Foureaux de Souza Jnior, Ph.D. http://blogdofoureaux.blogspot.com

          ________________________________

  3. kkkkkkk só não gostei do atleticano! Zé, amado, o que não me faz deixar de vir aqui…surpresa…blog com visu novo…chique no útimu!
    Vou subir pra ler seu diário…inté

    1. Int, querida. Estou a dever uma visita a voc, no seu t dentro, t fora… beijinho 😉

      Jos Luiz Foureaux de Souza Jnior, Ph.D. http://blogdofoureaux.blogspot.com

      ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: