Jogos 1

Vou propor, em três etapas, uma espécie de brincadeira para aqueles que ainda leem este blogue. Trata-se da apresentação de trechos de romances que apresentam características comuns. Além disso, ampliando o escopo de leitura, a brincadeira serve para eu tentar apontar uma outra peculiaridade que, até bem pouco tempo, não era sequer notada por olhares menos avisados. O primeiro passo é tentar adivinhar a que romance pertecem os trechos aqui apresentados. Recebendo ou não as respostas dos possíveis leitores, ao final, vou apresentar a minha hipótese de leitura. Divirtam-se!

PS: as reticências (óbvia e necessariamente) omitem as referências que tirariam o prazer da descoberta!

“(…)

Seguia-se o terceiro peso, um latagão de negro, muito alto e corpulento, figura colossal de cafre, desafiando, com um formidável sistema de músculos, a morbidez patológica de toda uma geração decadente e enervada, e cuja presença ali, naquela ocasião, despertava grande interesse e viva curiosidade (…)

***********************************************************************************************************

Com efeito, (…)não era somente um homem robusto, uma dessas organizações privilegiadas que trazem no corpo a sobranceira resistência do bronze e que esmagam com o peso dos músculos.

A força nervosa era nele uma qualidade intrínseca sobrepujando todas as outras qualidades fisiológicas, emprestando-lhe movimentos extraordinários, invencíveis mesmo, de um acrobatismo imprevisto e raro.

***********************************************************************************************************

(…) tinha despido a camisa de algodão, e, nu da cintura pra cima, numa riquíssima exibição de músculos, os seios muito salientes, as espáduas negras reluzentes, um sulco profundo e liso d’alto a baixo no dorso, nem sequer gemia, como se estivesse a receber o mais leve dos castigos.”

Anúncios

2 comentários sobre “Jogos 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s