Desserviço

A personagem já é, em sua composição, uma caricatura estereotipada:cabelo engomadinho, óculos fashion, roupinhas deslocadas (dada a idade da personagem) – mas o estereótipo é implacável – e o pior: o exagero na entonação vocal e nos gestos. De início, a coisa fica feia pela carga pesada e grossa de preconceito e desdém por uma realidade que, em nada e por nada, se reduz ao que a telinha mostra. Uma pena. Vindo de quem veio, a criação da personagem poderia alçar voo mais alto, quem sabe, com naturalidade mais que conhecida e experimentada. Para completar, o texto é de péssima orientação ideológica. Ao misturar vingancinha fútil com arroubos de militância disfarçada, o tiro sai pela culatra. A bichinha afetada quer porque quer fazer com que o enrustido “saia do armário”. Onde é que está escrito que ele é OBRIGADO a isso? Quem disse que a suprema felicidade é sair anunciando “sou veado”, “gosto de homem” e quejandos??? Isso é militância? É a isso que se chama de “orgulho”? Aliás essa palavrinha anda um tanto desgastada. Junto a outra, tolerância, acaba por fundamentar equívoco semântico, discursivo e ideológico. Basta parar para pensar e deixar que o cérebro funcione para perceber a derrapada. A gente não tem que TOLERAR a natureza. O instinto é congênito ao animal e, portanto, não pode ser rotulado em gêneros que se confundem numa balbúrdia de atalhos “teóricos” que só servem para sedimentar estereótipos e eternizar preconceitos. Mais uma vez, a “vênus platinada”  da mídia perdeu a chance de prestar um serviço decente. Aliás, ela só não, ela e quem escreve para ela… Mas afinal, pode ser que ela nem saiba o que é serviço decente…

3 comentários sobre “Desserviço

  1. Interessante: estou com um texto “no forno” sobre as novelas da Globo. Não sobre uma delas especificamente, mas quase um estudo comparativo informal das mais recentes.
    Concordo com você que tanto o ator como o autor carregaram na mão do mau-gosto e do estereótipo. Meus amigos gays não são assim e sequer estão preocupados em sair alardeando sua orientação sexual, que não é da conta de ninguém. Nunca esperei muito da Globo. Agora, espero nada. É rasteira, manipuladora, vassala do poder e completamente equivocada quanto à contagem de neurônios de uma parte de seus telespectadores, que a vêm por falta de opção, quando moram em locais de difícil acesso para outras emissoras abertas. E essa danada está cada vez mais rica, poderosa, sonega impostos e forma opinião (argh!), além de lançar “modinhas” de fala, roupas, acessórios e tipos.
    Seus artistas, jornalistas e apresentadores bem pagos pairam acima do bem e do mal e vivem na velha Ilha da Fantasia, onde tudo é super: superlegal, superimportante, superperfeito, superinteressante e vai por aí. Só que a minha paciência anda supersaturada. Nem passo perto!…
    Ótima e oportuna crítica. Beijinhos, Angela
    http://www.impressapalavra.wordpress.com

  2. Quanto tempo não passo por aqui Juníssimo…sei que é uma novela, não sei mais nada sobre ela do q vc disse, mas gostei muito do seu texto. …pra variar….Se for visitar o Antonio Mário por favor dê um beijo grande por mim. Queria estar aí agora perto dele.
    bjos meu bem

    1. Ieda,
      Que bom receber sua visita por aqui. Confesso que a preguiça tem me afastao daqui, de um jeito que não me agrada. Mas já estou a me esforar quanto a um retorno mais constante.
      Recebi ontem, através de uma amiga do Jouber, a notícia do estado crítico de saúde em que se encontra o Antônio Mário. Confesso que fiquei chocado e que já rezei para que Deus dê a ele o conforto necessário. Outra confissão eu tenho que fazer: é um tanto difícil eu ir até o hospital, por dois motivos:
      1. estou terminando os prepararivos para minha mudança para Coimbra, por seis meses
      2. dadas as últimas manifestações do Antônio, em relação a mim, feitas indiretamente, sinto-me um tanto incomodado com a ideia da visita. Reservo-me o direito de me recolher à minha insinificância e continuar rezando para que tudo corra pelo melhor para ele.
      beijinho

Deixe um comentário

