Diz o dicionário Priberam acerca deste verbo:
([Franz Anton] Mesmer, antropónimo [médico alemão, 1734-1815] + -izar); verbo transitivo – utilizar o magnetismo animal e o hipnotismo na cura de doenças em; causar muito agrado ou fascínio a. = encantar, fascinar, magnetizar. Este é o verbo que vai ter o adjetivo derivado “mesmerizante”. O adjetivo, por sua vez, vai caracterizar a performance de uma trais que já não está perambulando pela face do planeta: Anne Bancroft. Sem maquiagem, numa cama de hospital, em estado terminal de câncer, ela fala com reta Garbo… Bem, não a própria, mas alguém com o mesmo physique du rôle e a voz bem parecida. A atris que faz esse papel não aparece de frente, nitidamente. Vale a sugestão. O monólogo de Bancroft é eletrizante. Ela vai morrer em seguida. Seus filho, com quem manteve relação um tanto conflituosa (alguma novidade, em se tratando de uma família judia?) se encontra com La Garbo, no Central Park e esta o reconhece para o delírio da namoradinha deslumbrada do gajo… Um filme a não deixar de ver: Garbo talks, 1984, dirigido por Sidney Lumet.
Qual o propósito? Há sempre de haver um propósito?
Hoje faz trinta dias, exatos trinta dias, um mês, que deixei a península de Camões. As saudades, atávicas daquele lado do “grande lago” já as sinto. Amanhã é domingo e vou sentir saudades do almoço na Tasquinha da Paulita, tomando vinho de caixa, a sopinha quentinha, vendo correr o sorriso da proprietária de um lado para outro e bater papo com seu marido e com alguns dos clientes costumeiros. Depois uma caminhada na umidade fria da melancólica Coimbra. Voltar pra casa. Mais uma semana. Trinta dias… Um mês… Passou rápido, quase tão rápido quanto os seis meses que por lá vivi, com alegria.
No final… tudo se mistura e o sentido se faz…
2 respostas para “Mesmerizar”
MESMERIZAR?Não conhecia…O TEMPO é nosso amigo, mas traiçoeiro. Nunca diz que já passou. Passa e pronto! Ála que se faz tarde… Talvez amanhã vá a Coimbra.Diga-me onde fica a Tasquinha da PaulitaQuem sabe se eu posso lá ir saborear uma sopa, por si!Abraço Saudades Date: Sat, 30 May 2015 13:01:17 +0000 To: teresaperdigao@hotmail.com
Ainda bem que tudo se mistura e faz sentido . Pior seria se não houvesse mistura e nem sentido!
Bela semana !