Aniversário

download

Ontem, 21 de Dezembro, foi aniversário de morte de Manuel Maria Barbosa du Bocage, poeta português, equivocada e rasteiramente associado a anedotas, quase sempre, de gosto duvidoso e graça escassa: 210 anos. Passou-me despercebida a data. O que me chamou a atenção para ela foi a nota introdutória ao volume que colide a produção do vate, publicada pela Casa Lello e Irmão “em papel bíblia”: as aspas estão na frase original numa das primeiras páginas do volume encadernado em capa dura, vermelha. No início do estudo intitulado “Sua vida e época literária”, que ocupa as 121 primeiras páginas do citado volume, Teófilo Braga começa narrando os primeiros passos da biografia do poeta e vai citando alguns versos. Destes, chamaram-me a atenção o soneto que leva o número LXXV, à página 203, do mesmo livro. O poema fala da vocação do poeta:

Das faixas infantis despido apenas,
Sentia o sacro fogo arder na mente;
Meu tenro coração inda inocente,
Iam ganhando as plácidas Camenas.

Faces gentis, angélicas, serenas,
De olhos suaves o volver fulgente,
Da idéia me extraíam de repente
Mil simples, maviosas cantilenas.

O tempo me soprou fervor divino,
E as Musas me fizeram desgraçado,
Desgraçado me fez o deus-menino.

A Amor quis esquivar-me, e ao dom sagrado:
Mas vendo no meu gênio o mau destino,
Que havia de fazer? Cedi ao fado.

Estranha, inesperada, funesta e desencantada “coincidência”: o aniversário da morte de Bocage e o incêndio do Museu da Língua Portuguesa, causado, até prova em contrário, por um curto-circuito ocorrido durante a troca de uma lâmpada. Uma vítima fatal. Muita confusão. Consternação de muitos. Indiferença de outros tantos. Tudo sob uma chuva torrencial, bem ao sabor do verão tropical. Fica a nota, com o perdão das minhas “rimas”…

images

 

 

 

Um comentário sobre “Aniversário

Deixe um comentário

