Certo/Incerto

O susto da morte. Susto? Susto, sim senhor!

Ainda lembro-me bem de certa noite, em Belo Horizonte, quando, acompanhando um amigo inesperadamente avisado da morte do pai, fazia a ronda pelas funerárias da cidade, de carro, prestando solidariedade. Numa das paradas, enquanto ele se informava no interior do prédio da Santa Casa de Misericórdia, fiquei caminhando diante das capelas do velório da mesma Santa Casa. Deparei-me, numa delas, com um corpo solitário, sujo, mal vestido. O rosto do cadáver tinha um esgar de dor, sofrimento, um espasmo, aparentemente. Fiquei perguntando onde teria ido o “sopro de vida” que fazia com que aquela “pessoa” sentisse dor, fome, frio… Onde?

1

De outra feita, acompanhei o período de internação de meu irmão. Dia sim, dia não, ia ao hospital e estava com ele, conversando, animando, tentando acreditar que algo de bom sairia dali. Que a cura dar-se-ia. Que ele voltaria a ter a coloração comum de pele, no lugar daquele amarelão assustador. Duas semanas se passaram e ele se foi, destruído pela depauperação física. Um quadro triste, muito triste. De novo, no dia seguinte, a mesma pergunta ecoou, sem resposta.

2

Hoje, a manhã do Brasil e, em parte, do mundo, começou com uma notícia absolutamente inesperada: um acidente aéreo. Um time de futebol, praticamente inteiro, morto num acidente: a queda de um avião. As especulações começaram algumas horas depois. O exagero televisivo na transmissão da dor (indizível) de pessoas absolutamente anônimas, enfrentando um momento igualmente anônimo, porque inexplicável, em que pesem as toneladas e toneladas de impressões, constatações, comprovações e demonstrações de responsabilidade. Por terceira vez, o eco da ausência de resposta à mesma pergunta.

3

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Certo/Incerto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s