Palavras

cena

Acabo de rever uma cena de um filme que, a cada vez, causa em mim o mesmo tipo de sensação. Provoca o mesmo sentimento. Conduz minha mente e meu intelecto a um universo inominável, por perfeito… O filme: Il postino (no Brasil recebeu o título O carteiro e o poeta. Faz sentido. Coerente, mas diminui um pouco a delicada poesia da construção da personagem que dá título – no original – ao filme). Filme dirigido por Michael Radford, lançado em 1994, com o impecável Philippe Noiret, personificando Pablo Neruda e o delicadamente icônico Massimo Troisi, dando vida ao carteiro, Mario Ruoppolo. Não falo mais nada sobre este filme. Perdeu quem não o viu. A ligação para a cena que me interessa é o que segue: https://www.facebook.com/prosa.e.verso1/videos/1248093245245415/. Nesta cena, as duas personagens principais do filme trocam ideias sobre a metáfora, depois que Neruda declama um poema. A delicadeza é inquestionável. O desdobramento do diálogo remete a gente a um universo impensável, porque imponderável. No entanto, este mesmo universo é tomado como ponto de partida para a manutenção da soberba e da arrogância de muitos (muitos mesmo!) que se arrogam o direito e o “poder” (ai que falta faz ler algumas páginas de Foucault!) de saber do que se trata, de afirmar que sabe, de pontificar verdades supostamente absolutas e definitivas. Enquanto isso, há quem, depois de hora e meia de falação, no meio da qual usa a expressão “livre arbítrio”, ser interrompido para responder à pergunta daquele que diz querer saber e não sabe: “o que é livre arbítrio?”.

metáfora

Na dúvida, segui o rumo do meu pensamento aleatoriamente. Nada disso foi o que pensei quando vi a cena do filme e decidi escrever. Uma ideia me veio, mas a perdi. E mais uma quarta-feira chega ao meio…

th

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