Dois meses

IMG_0641

Hoje faz dois meses que mamãe morreu.

Confesso que não tem sido fácil, apesar da experiência anterior com a morte… são tantas ao longo da

vida e a gente insiste em acreditar que está preparado… ledo engano.

Dois meses…

Fui, com Ricardo, fazer o cadastramento biométri…co no TRE. Para minha surpresa, o agendamento eletrônico foi rápido e ofereceu oportunidade para o dia seguinte. Meu medo eram as filas. Que nada. Chegando lá, um senhor simpático deu a indicação da triagem onde, com um sorriso largo, a mocinha me disse que me isentava do pagamento de uma multa por não ter votado no segundo turno das eleições de 2008. Eu estava na Croácia e nem me lembrava de que, naquele ano, houve segundo turno. De mais a mais, como é que pude votar em todas as eleições subsequentes se havia esta lacuna, sem justificativa ou pagamento de multa… Nem liguei… A atendente foi simpaticíssima quando do cadastramento em si. Uma surpresa em todos os sentidos. Em menos de meia hora estava tudo resolvido.

Chegando em casa, deu vontade de comentar com ela sobre o ocorrido. Eu sempre fiz isso, desde que resolvi morar, de novo, na casa dos pais. Sempre comentava alguma coisa, entre irado e cínico, comentava, perguntava, discutia. E ela escutava. Extraordinariamente resistente, ela escutava e quando abria a bica… voilá! Sempre acertava. Bom senso e equilíbrio, exageros, às vezes – que ninguém é perfeito. Lá estava ela. Sentada no cantinho do sofá, segurando o cigarro que mais queimava sozinho que era tragado, com os óculos atentos, fazendo palavras cruzadas… Lá estava ela, onde não está mais, só a sua lembrança… a saudade…

IMG-20160726-WA0009

 

10 comentários sobre “Dois meses

  1. Oh…
    Desculpa-me Luís, mas nem sei o q dizer. É uma dor tão estranha. Um abraço bem apertado.
    Ontem, o meu pai faria 71 anos. Fez 3 anos que essa data marcou o rumo à morte, à dor ainda mais acentuada daquele cancro na espinal medula.
    Nestes casos, anos, meses, dias… Tudo parece igual, naquele profundo vazio.

Deixe um comentário

