O segundo dia

Na esteira da aposentadoria (confirmada anteontem), a preguiça ainda toma conta. A ficha já caiu, por óbvio. O relaxamento da mente e do corpo só aumenta. Um alívio que faz deixar cada vez mais largos os horizontes de novas descobertas. Sendo assim, retomo devagar com uma mini crônica, já publicada em meu livro Makančeva 14, publicado em 2012.

images

O ano era 1924. A personagem principal, Judy Garland. A narradora da história e sua irmã. O detalhe é o momento em que o pai de Judy aperta a mão de seu amante, ao ver a alegria de sua filha no palco e a reação positiva da platéia. 1924. O que era ser gay nesse tempo? O cinema pode glamourizar as coisas, mas atravessando a película e mergulhando no escuro da sala de projeção, é possível elucubrar sobre as dificuldades de dois homens para se amarem, sem ter que ficar dando explicações à sociedade. Deve ter sido mais fácil do que ser gay em Zagreb. Minha pretensão é muita, mas… São quase cem anos de distância e, ainda que disfarçadamente, eu ainda não vi nenhum aperto de mão. Candidamente, observei o beijo de dois rapazes diante do Narodne Hrvastke Kazalište, o teatro nacional daqui, momentos antes de começar a “parada gay” da cidade… O fato é que com os “avanços” em todos os campos de intervenção humana – a que se convencionou chamar de “cultura”, em seu sentido mais amplo – fica difícil imaginar esta “dificuldade” hoje! Por outro lado, o que é que aquela mulher tinha que flagrar justamente este momento, em lugar de ficar embevecida com sua “cria”, já brilhando num palco?

images (1)

 

Anúncios

Um comentário sobre “O segundo dia

  1. Imagino o relaxamento com direito a exercitar a memória dos tempos bons. O tempo do leitorado, por exemplo, quando você teve a chance de passar dois anos bem longe da UFOP, que já não tinha quase nada de bom. Estou a fim de conversar com você, mas estou me segurando, para deixá-lo saborear o prazer solitário (sem sacanagem!) de se sentir livre de obrigações desagradáveis. Mergulhe! Beijinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s