Elogio da chatice

th (3)

Culpa, substantivo feminino: responsabilidade por dano, mal, desastre causado a outrem; falta, delito, crime; atitude ou ausência de atitude de que resulta, por ignorância ou descuido, dano, problema ou desastre para outrem; como termo jurídico – no direito civil, falta contra o dever jurídico, cometida por ação ou omissão e proveniente de inadvertência ou descaso; c0m0 termo jurídico, no direito penal, ato voluntário, proveniente de imperícia, imprudência ou negligência, de efeito lesivo ao direito de outrem; fato, acontecimento de que resulta um outro fato ruim, nefasto; consequência, efeito; consciência mais ou menos penosa de ter descumprido uma norma social e/ou um compromisso (afetivo, moral, institucional) assumido livremente; na psicologia – emoção penosa (de autorrejeição e desajuste social) resultante de um conflito (p.ex., entre impulso, desejo ou fantasia e as normas sociais e individuais); na religião – transgressão de caráter religioso e/ou moral; pecado.

Grande, adjetivo de dois gêneros: cujas dimensões são maiores que o normal; corpulento ou alto (diz-se de pessoa ou animal); de longa extensão; comprido, longo; que consiste em muitas pessoas ou coisas; numeroso; que ultrapassa certos limites; excessivo, desmedido; que é intenso; agudo, forte, violento; de extensa repercussão; muito eficaz; que tem muita influência ou poder; importante, poderoso; que já saiu da primeira infância; que já entrou na fase adulta; crescido, adulto; exímio naquilo que faz; notável, eminente; de amplas qualidades morais, intelectuais etc.; que demonstra magnanimidade nos gestos ou atitudes; de qualidade superior; excelente; magnífico, soberbo; fundamental, principal, primordial; que é significativo, marcante, memorável; que tem um caráter de importância nos campos social, político, econômico, intelectual etc.; que consiste em aspectos altamente positivos; excepcional, extraordinário; que é sério, grave ou complexo; diz-se de unidade política ou geográfica tomada em conjunto com sua área imediatamente adjacente, ou com outras que se acham natural ou administrativamente ligadas a ela. Como substantivo masculino: pessoa adulta; indivíduo mais velho, relativamente, que outro; pessoa de influência e poder, por ter condição social ou política elevada.

Aí como advérbio: nesse lugar, em posição próxima da pessoa a quem se fala; lugar perto do ouvinte; esse lugar; no lugar a que se fez referência; lá, ali; nesse aspecto, nesse ponto; nesse momento, nessa ocasião; então; por lugar incerto; por aí; em anexo; em palavras ou expressões que designam quantidade, indica ou reforça ideia de imprecisão; cerca de, mais ou menos; por aqui (Uso específico no Português antigo, depois do verbo haver – no sentido de existir – ou de outros verbos). Como interjeição: Regionalismo – Brasil, uso informal – exprime aprovação, aplauso ou incentivo; denota sentido malicioso ou brincalhão.

Sou um chato, declarado e reconhecido. A postagem de hoje é simples provocação. Tirei os verbetes do dicionário, os exemplos estão lá. A postagem serve para chamar a atenção para quem escuta, sobretudo escuta, culpa em lugar de responsabilidade; maior, quando a ideia não tem a ver com medida, grandiosidade, quantificação e aí, no meio da frase, sem nenhuma função a não ser dar continuidade a um modismo linguístico coloquial, irmão gêmeo do gerundismo que ainda grassa por aí…

th (4)

Anúncios

4 comentários sobre “Elogio da chatice

  1. Uma pena que não haja mais professores assumidamente chatos. O ensino de língua portuguesa em nosso país lusófono estaria em outro patamar de qualidade. Aliás, precisamos de professores chatos em todas as áreas do conhecimento. Competentes e chatos o suficiente para resgatar a educação de excelência no Brasil. Poderíamos criar uma hashtag, que tal? #Procura-seProfessoresChatosECompetentes Ponto. Beijinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s