Idas e vindas

Segunda-feira, 23, comemorei a conclusão do meu 62º ano de vida. Na terça, fui ao médico que vai começar a cuidar de mim, de agora em diante. Hoje, voltei ao médico que me acompanha, e à minha próstata, por quase cinco anos. Junte-se a isso a minha proverbial “síndrome” de Macunaíma… e temos dois dias sem postagem. Mas antes de voltar ao urologista, li o texto que segue. Fica ele, então, como ponto de retomada das anotações diárias desse diário em nada convencional…

th

Dicas para quem já passou dos 60.

Gaste o seu dinheiro com você, com seus gostos e caprichos.
É hora de usar o dinheiro (pouco ou muito) que você conseguiu economizar . Use-o para você, não para guardá-lo e não para ser desfrutado por aqueles que não tem a menor noção do sacrifício que você fez para consegui-lo.
Não é tempo para maravilhosos investimentos, por mais que possam parecer bons, eles só trazem problemas e é hora de ter muita paz e tranquilidade.
PARE de PREOCUPAR-SE COM A SITUAÇÃO FINANCEIRA dos filhos e netos. Não se sinta culpado por gastar o seu dinheiro consigo mesmo. Você provavelmente já ofereceu o que foi possível na infância e juventude como uma boa educação. Agora, pois, a responsabilidade é deles. JÁ NÃO é época de sustentar qualquer pessoa de sua família.
Seja um pouco egoísta.
Tenha uma vida saudável, sem grande esforço físico. Faça ginástica moderada (por exemplo, andar regularmente) e coma bem.
SEMPRE compre o melhor e mais bonito. Lembre-se que, neste momento, um objetivo fundamental é de gastar dinheiro com você, com seus gostos e caprichos e do seu parceiro. Após a morte o dinheiro só gera ódio e ressentimento.
NADA de angustiar-se com pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam bons momentos para serem lembrados, sejam os maus, que devem rapidamente ser esquecidos.
Independente da idade, sempre mantenha vivo o amor. Ame o seu parceiro, ame a vida.
LEMBRE-SE !! “Um homem nunca é velho enquanto se lhe restarem a inteligência e o afeto”.
Seja vaidoso. Cabeleireiro frequente, faça as unhas, vá ao dermatologista, dentista, e use perfumes e cremes com moderação.
SEMPRE se mantenha atualizado. Leia livros e jornais, ouça rádio, assista a bons programas na TV, visite a Internet.
Respeite a opinião dos JOVENS. Muitos deles estão mais bem preparados para a vida, como nós quando estávamos na idade deles. Nunca use o termo “no meu tempo¨. Seu tempo é agora.
NÃO caia em tentação de viver com filhos ou netos. Apesar de ocasionalmente ir alguns dias como hóspede, respeite a privacidade deles, mas especialmente a sua.
Pode ser muito divertido conviver com pessoas de sua idade.
Mantenha um hobby. Você pode viajar, caminhar, cozinhar, ler, dançar, cuidar de um gato, de um cachorro, cuidar de plantas, jogar cartas de baralho…
Faça o que você gosta e o que seus recursos permitem.
ACEITE convites. Batizados, formaturas, aniversários, casamentos, conferências … Visite museus, vá para o campo … o importante é sair de casa por um tempo.
Fale pouco e ouça mais. Sua vida e seu passado só importam para você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja breve e tente falar sobre coisas boas e agradáveis. Jamais se lamente.
Permaneça apegado à religião.
Ria muito, ria de tudo. Você é um sortudo, você teve uma vida, uma vida longa.
Não faça caso do que dizem a seu respeito, e menos do que pensam de você.
Se alguém lhe diz que agora você não faz nada de importante, não se preocupe. A coisa mais importante já está feita: você e sua história.
“A vida é muito curta para beber um vinho ruim”.
(Texto de Gustavo Krause)

th (1)

 

Anúncios

13 comentários sobre “Idas e vindas

  1. Parabéns meu querido amigo Foureaux (ainda que tardia)… saúde, paz e amor agora e sempre! Estou caminhando para casa do 60 mas já estou seguindo as dicas desde já. Deixo aqui meu abraço fraterno… Felicidades!

  2. “Fale pouco e ouça mais” me remete ao ditado que minha mãe repetiu a vida inteira “a palavra é de prata, o silêncio de ouro”, ainda que, como tudo na vida, a palavra e o silêncio devam ser usados com o peso e medida que se aprende com a idade… Adorei o texto, José Luís! Hvala 🙂

  3. Com atraso ,aceite meus votos de felicitação pelo seu aniversário !
    Adorei o artigo que nos mostra e ensina de como devemos viver a nossa ” terceira idade ” de forma prazerosa , feliz e dando o devido e merecido valor a nós mesmos !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s